Coordenadora do ENEM 2012 reforça informações sobre o Processo Seletivo na Rádio São Felipe FM.

Em entrevista a JC Radialista, nesta sexta-feira (08) a professora Elisângela Abreu que atua como Coordenadora do Enem no Município de São Felipe reforçou as principais orientações para os candidatos. As inscrições para o processo seletivo estarão disponíveis até o dia 15 de junho, conforme calendário do Inep. As provas serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro e terá o gabarito disponibilizado a partir do dia 07, sendo que o resultado final está agendado para o dia 28 de dezembro. A coordenadora destacou que na edição de 2012 existem mudanças que devem ser acompanhadas pelo candidato, principalmente no que se refere à correção das redações, pois a partir do mês de julho será disponibilizada, pelo site do Inep, uma guia de orientação sobre os critérios de acesso à correção.
A aplicação do Enem em São Felipe ocorre pela segunda vez e, de acordo com a avaliação da professora Elisângela, tende a ter um maior número de candidatos. A coordenadora enfatiza que as normas para aplicação das provas neste município não diferem das demais condições do Brasil, portanto o candidato deverá estar atento aos prazos e horários divulgados pelos órgãos responsáveis.
Sobre as condições dos estudantes afastados das atividades escolares por conta do estado de greve, a educadora sugere que organizem grupos de estudos e reforcem as leituras, tendo em vista que a maioria dos candidatos matriculados em unidades particulares não tiveram suas atividades interrompidas. Sua orientação para a produção de texto dissertativo perpassa pelas competências de domínio da Língua Portuguesa; compreensão do tema proposto; capacidade de selecionar e organizar ideias e demonstração de conhecimentos sobre o tema com apresentação de solução para a proposta dissertativa.
Durante a entrevistada externa que a participação do candidato é uma possibilidade para o acesso às universidades, através do Sisu, Prouni e Fies, portanto é necessário participar do processo, quantas vezes forem necessárias.
Em suas conclusões apresenta o site para inscrição www.enem.inep.gov.br e reforça a informação de que o estudante da Rede Pública de Ensino do Brasil não tem custo para a inscrição. Bem como destaca que o Município de São Felipe conta com o apoio do poder público municipal com a liberação do transporte para candidatos da zona rural e também tem a colaboração da Polícia Militar que assegura as condições para uma aplicação tranquila.
Para manter a comunidade sanfelipense constantemente informada serão disponibilizadas notícias atualizadas em nossa página de Educação e serão esclarecidas as dúvidas postadas no mural de recados deste endereço eletrônico.


Entrevista com professora Elisângela no programa jornal a voz sanfelipense com o radialista JC.